Click here to return to list of artists
Click on an image below to download hi-res version
Click here to download a high quality version of this image
Click here to download a high quality version of this image
Click here to download a high quality version of this image
Click here to download a high quality version of this image

CAMANÉ & DEAD COMBO

View this page in English

Estreia de Camané, “O Príncipe do Fado”, e do duo do “ World Music” Dead Combo
no Prudential Hall do NJPAC

O duplo programa reúne estrela do Fado com banda portuguesa original para única aparição Domingo, 15 de Março, às 19h00

Camané (com mais de 6 milhões de CDs vendidos) é a primeira voz masculina do fado a se apresentar no NJPAC 
https://www.youtube.com/watch?v=KaWhCGTnvAQ


Dead Combo, o som de vanguarda portuguêsa que chamou a atenção do public no episódio “No Reservations: Lisbon” de Anthony Bourdain, faz a sua estreia nos EUA
https://www.youtube.com/watch?v=3B8JAuRHftU
A respeitada tradição e o emocionante futuro do Fado, a dramática e passional música de Portugal, estarão reunidas em Newark, Nova Jérsey, dia 15 de Março com a apresentação no NJPAC de Camané e Dead Combo, duas estrelas daquele país na casa de shows Prudential Hall.  Camané, que realiza a sua primeira grande turnê nos EUA e fará aqui a sua única atuação na região metropolitana de Nova Iorque, foi considerado pelo The New York Times “um dos principais cantores de fado da sua geração”, somando milhões de CDs vendidos. Dead Combo, que fará a abertura, é um duo instrumental que cria um som moderno e híbrido dentro da respeitada tradição do fado.
Fadista e banda, ambos têm nos recentemente recebido grande reconhecimento. Camané é o foco do documentário Fado Camané, que estreou no ano passado, do diretor Bruno Almeida (autor de A Arte de Amália, baseado na vida e obra do grande ícone do fado Amália Rodrigues). Dead Combo teve em 2012 uma participação muito publicizada no programa culinário de Anthony Bourdain No Reservations. Recentemente a sua música foi incluída na trilha sonora do filme Focus com Will Smith, ampliando a sua visibilidade internacional.
O espectáculo no NJPAC será a única atuação conjunta destes artistas portugueses durante as suas aparições pelos EUA. Este show será um tributo às tradições mais queridas do fado e, ao mesmo tempo, uma introdução musical às novas gerações.
O duplo programa constitui igualmente uma novidade para o NJPAC de Newark: nunca antes este centro de artes, localizado no coração de uma das maiores comunidades portuguesas nos EUA, apresentou um fadista masculino - tendo anteriormente estrelas femininas, como Mariza e Dulce Pontes, atuado neste explêndido centro cultural. Camané é a rara superestrela masculina num mundo musical dominado pelas mulheres, seguindo nos passos do renomado fadista Carlos do Carmo.  

Com uma voz elegante e profundamente emocional, Camané - nascido Carlos Manuel Moutinho - é um fadista altamente respeitado em Portugal, tendo vendido mais de seis milhões de discos num país com cerca de dez milhões de habitantes. Mas mais importante que o volume de vendas é o impacto cultural de Camané nas comunidades portuguesas e com o público internacional.
A enorme popularidade de Camané em Portugal começou em 1979, aos 12 anos, quando ele foi premiado durante a prestigiada Grande Noite do Fado. Pouco depois disso ele começou a vender mais e mais álbuns e encher auditórios não somente em Lisboa e outras cidades portuguesas mas também em outras partes da Europa. Seus álbuns mais vendidos incluem Sempre de Mim de 2008, Do Amor e Dos Dias de 2010 e a coletânea O Melhor de Camané: 1995-2013.  
  Dead Combo - banda de Tó Trips (guitarras elétrica e acústica) e Pedro V. Gonçalves (contrabaixo, guitarra elétrica, melódica e teclas) que por vezes se juntam a outros músicos - foi formada em 2002, depois da contribuição do duo para um álbum de homenagem ao mestre da guitarra portuguesa Carlos Paredes. A sua música é uma mistura contemporânea de fado, toque de guitarra inspirada na obra de Ennio Morricone e elementos suaves e irrequietos de jazz, música alternativa e “World Music,” , como se evidencia claramente no seu último álbum lançado no ano passado A Bunch of Meninos. A participação deles no programa de Anthony Bourdain No Reservations despertou a atenção das platéias americanas. 
Camané e Dead Combo não só têm manifestado apreço mútuo como também colaboraram em gravações, nomeadamente “Inquietação”, “Vendaval” e “Ouvi o texto muito ao longe”.
Pela primeira e única vez na América até hoje, estes grandes artistas da música contemporânea portuguesa vão partilhar o palco exclusivamente no Prudential Hall do NJPAC no dia 15 de Março.
Camané + Dead Combo
Domingo, 15 de Março, às 19h00
NJPAC Prudential Hall
1 Center Street
Newark, NJ 07102
Bilhetes: $29-$69
Para mais informações e compra bilhetes:
http://www.njpac.org/events/detail/camane


CAMANE e DEAD COMBO – EUA 2015


Camané:
March 5 Washington, DC NPR “Tiny Desk Concert” taping
March 5  Washington DC    Kennedy Center
March 7 New Bedford, MA Zeiterion Theatre
March 13 Toronto, CN     Winter Garden
March 14 Montreal, CN Theatre Outremont
March 15 Newark, NJ NJPAC Prudential Hall
March 19 San Francisco, CA SFJAZZ Ctr  Miner Aud
March 20 Vancouver, BC     Kay Meek Center

Dead Combo:
March 6 Portland, OR Alhambra Theater
March 7 Seattle, WA Triple Door
March 10 Vancouver, BC   Electric Owl
March 12  Montreal, CN     Bar Le Ritz
March 13 Quebec, CN     Palais Montcalm
March 14 New York, NY Joe’s Pub
March 15 Newark, NJ NJPAC Prudential Hall (com Camané)


Crítica de Camané no NY TIMES
http://www.nytimes.com/2011/12/05/arts/music/camane-sings-fado-at-bam-in-next-wave-festival-review.html?_r=0

DOWNLOADS DE MÚSICA
Camané – Do Amor e dos Dias CD (mp3 version)
https://www.hightail.com/download/UlRRSU5BTXZreEJ1a3NUQw

Dead Combo – A Bunch of Meninos CD (mp3 version)
https://www.hightail.com/download/UlRRSU5BTXZPSHptcXNUQw

MAIS VIDEOS
Camané: https://www.youtube.com/watch?v=_J-3HCCNr38
Dead Combo: https://www.youtube.com/watch?v=7FIZclm8l3s